Variedades e Tipos de café
Várias são as espécies e tipos de planta de café, cerca de 124 no total. Somente do subgênero Coffea temos mais de 80 espécies. Porém, no mundo, podemos dizer que são comercializados os cafés do tipo Coffea arabica e Coffea canephora, ambos pertencentes a família de gênero "Coffea Eucoffea Erythrocoffea".
A espécie C. arábica é originária do sudoeste da Etiópia, sudeste do Sudão e norte do Quênia, em região restrita e marginal às demais espécies. A faixa de altitude correspondente encontra-se entre 1.000 e 2.000 metros. A dispersão se deu através do Iêmen e toda a cafeicultura brasileira tem origem na introdução de apenas três plantas no país, em 1727.
O café Arábica é responsável por mais de 60% da produção mundial da bebida e 67% no Brasil. É, inclusive, o tipo que predomina no cerrado mineiro. Quanto mais alta for a região de cultivo, melhor será a qualidade do grão. Por isso, o café Arábica e suas variedades que são plantadas acima 1200 metros de altitude apresentam uma excelente qualidade. A espécie é cultivada em diversas regiões do Brasil, sendo os maiores Estados produtores Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia – e uma porção pequena do Espírito Santo.
Embora seja cultivada em larga escala, por conta da sua popularidade e grande demanda, a Arábica exige muitos cuidados, pois é facilmente influenciada pelo seu ambiente e propenso a doenças. Os melhores grãos possuem qualidade superior, corpo brilhante, com uma quantidade satisfatória de acidez e uma complexidade multifacetada de sabores e aromas. Ele também possui 50% menos cafeína, e um teor maior de açúcares, responsáveis pela sua complexidade de sabores. Por isso, o Arábica é ideal para a produção de bebidas de café gourmet e blends variados. Alguns dos cafés mais consumidos no Brasil e de melhor qualidade são dessa variedade. Por exemplo: o Typica, Caturra, Mundo Novo (ou Novo Mundo), Bourbon, Catuaí Amarelo, Catucaí, Topázio, Icatu, Acaiá e Blue Mountain.
A espécie C. canephora É originária de uma ampla região quente, úmida e de baixa altitude, que se estende da Guiné ao Congo, da costa oeste à região central do continente africano, predominando em regiões de baixa altitude, temperatura mais elevada e precipitação entre 1.500 e 2.000 mm anuais. C. canephora é, atualmente, amplamente cultivada nos continentes africano, americano e asiático.
No Brasil, os cafés chamados Conilon, ou, café Robusta, da espécie C. canephora, são representantes do grupo Guineano e apresentam sementes e folhas menores e estreitas. A denominação Conilon é uma derivação gramatical da variedade botânica kouilou. Os cafeeiros da cultivar Robusta, representantes do grupo Congolês, apresentam frutos e sementes maiores, folhas largas, plantas vigorosas e produtivas. O café Robusta detém o segundo lugar como o grão mais produzido no mundo com 40% da produção mundial e 33% no Brasil de acordo com dados da Embrapa divulgados em 2022, justamente por ser muito tolerante e se adaptar a diferentes ambientes. Seus grãos do café vêm da planta de espécie Coffea canephora, originária da África ocidental. Trata-se de um dos tipos de café cultivado em diversos países, principalmente no Vietnã e Brasil. A planta se desenvolve com facilidade em regiões de clima quente e úmido, de chuvas irregulares e altitudes mais baixas de até 600 metros. É um café de maior resistência a ataques de pragas, por isso é mais fácil, prático e econômico de ser cultivado. Sua concentração de cafeína é maior que a variedade Arábica (entre 2 e 4,5%), daí a sua forte resistência à doenças. Por conta disso, o seu sabor é mais intenso, forte e mais amargo. Um grão de café Robusta de boa qualidade oferece um corpo pesado por conta das notas de amargor, mas de textura suave, baixa acidez, sabor achocolatado e finalização prolongada.
Ele é a combinação perfeita para quem aprecia tomar com leite, creme e açúcar. Além disso, os grãos de café Robusta são muito utilizados para fazer café solúvel ou misturas (blends) com outros tipos de grãos. Embora não seja um café considerado especial, quando cultivado com cuidado, pode gerar grãos de excelente qualidade.
Todos os cafés da linha Supremme são 100% arábica. Porém, a linha tradicional possui robustes e ao mesmo tempo elegância no sabor graças à sua tecnologia de torra que favorece uma torra mais acentuada sem deixar queimar os grãos.
Já conhece nossas linhas de cafés? Então, esse é o momento ideal para você conhecer! Compre agora mesmo e prove dessa paixão mundial.
-
Café Supremme Exotic 100% Arábica em Grãos 100gr Jacu Bird
Explore a opulência do Café Supremme Gold, uma experiência de degustação única que combina qualidade excepcional e sabor refinado. Descubra o luxo em cada gole, com grãos selecionados criteriosamente para oferecer uma indulgência irresistível. Eleve-se.
-
Café Supremme Diamond 100% Arábica em Grãos 01kg
Descubra a tradição em cada xícara com o Café Supremme Tradicional. Um blend cuidadosamente equilibrado, oferecendo o sabor autêntico que cativa os amantes do café clássico. Desfrute de momentos aconchegantes e revigorantes com a qualidade inigualável.
-
Café Supremme Diamond 100% Arábica Torrado e Moído 500gr
Descubra o requinte no Café Supremme Diamond Moído. Uma experiência única, com sabor inigualável em cada xícara. Surpreenda-se com a qualidade superior e aroma envolvente deste café premium.